• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
IBRAM

 O Maior Ícone dos 

JOGOS ELETRÔNICOS

Quando a palavra vídeo game é citada, fica impossível não se lembrar do maior ícone dos vídeo games, o PAC-MAN. Criado por Toru Iwatani designer japonês que trabalhava na NAMCO e teve a ideia enquanto estava comendo uma pizza sozinho, e quando tirou uma fatia da pizza ele conseguiu visualisar o que seria o PAC-MAN na tela do computador.

 

O seu nome no japão no entanto foi lançado como PUCK MAN, em referência ao termo japonês “paku-paku taberu” que se refere a abrir e fechar a boca para mastigar algo. De ínicio ele o batizou de Pakkuman mas mudou para PUCK MAN também em referência a um disco de Hockey (Hockey Puck).

 

Nos Estados Unidos a empresa que foi licenciada para trazer o comilão amarelo foi a MIDWAY. Mas um problema ocorreu no nome de até então PUCK MAN, os produtores da MIDWAY ficaram preocupados com a possibilidade de vândalos trocarem a letra P pela letra F o que formaria uma palavra de baixo calão nos EUA. Por causa dessa preocupação os produtores da MIDWAY decidiram trocar o nome para PAC-MAN e assim foi batizado pela segunda vez o maior ícone dos jogos eletrônicos do mundo.

PAC-MAN - FLIPERAMA

(VERSÃO AMERICANA)

 

Desenvolvimento: NAMCO

Licenciado: MIDWAY (USA)

Lançamento: Outubro de 1980

País de Origem: Japão

CPU: 1x ZiLOG Z80 @ 3.072 MHz

Resolução: 224 X 288 Pixels

Criador : Toru Iwatani

A IDEIA? : Em uma pizza

 

 

MAIS INFOMAÇÕES NAS PRÓXIMAS PÁGINAS
LINHA DO TEMPO COMPLETA E ENTREVISTA  DE 1986 COM TORU IWATANI .

 

 

 

 

 

 


COMO SE JOGAVA?

 

 

 

Comer todos os 240 pontos (Pellets) antes que os fantasmas matem o personagem quando encostam em PAC-MAN, o jogo não tem fim, é um loop eterno de fases.

O jogador começa com duas vidas, além da que ele está jogando. PAC-MAN pode comer frutas que aparecem de modo randômico no labirinto, elas não lhe trazem nenhum beneficio além de pontos.

 

Os pontos maiores são POWER PELLETS, eles são pontos que quando digeridos transformam PAC-MAN em um ser mais forte por dez segundos e os fantasmas automáticamente fogem dele e ficam com uma cor azulada, se PAC-MAN conseguir encostar nos fantasmas enquanto estiver sob o efeito da power bellet ele os come e eles precisam voltar até o centro da tela para se recompor.

 

Um curiosidade é que a dificuldade na versão americana foi alterada e era mais dificil que a japonesa.

 

OBJETIVO:

ENTENDA O JOGO:

FORAM LANÇADOS  37 JOGOS DA FRANQUIA

PAC-MAN ATÉ HOJE. CONFIRA TODOS NAS 

PRÓXIMAS PÁGINAS.

INIMIGOS

OS FANTASMAS

Poucas pessoas notavam, mas cada fantasma além de uma cor e um nome também seguia um comportamento individual. Os nomes deles eram diferentes dependendo da versão do fliperama. Todos se transformaram em personagens de desenho animado e diversos produtos licenciados.

OUTROS APELIDOS

Akabei (赤ベイ)

Red guy

Urchin

Macky

Shadow

Blinky

Oikake significa perseguidor no americano ele tem o nome de shadow que significa sombra e literalmente ele está atrás de você como se fosse a sua sombra. É o que mais dá trabalho para Pac-man.

Oikake (追いかけ)

Kimagure (気まぐれ)
Machibuse (待ち伏せ)     
Otoboke (お惚け)

OUTROS APELIDOS

Guzuta (愚図た)

Slow guy

Crybaby

Mocky

Pokey

Clyde

Otoboke é conhecido pela sua falta de inteligência, de todos os fantasmas ele é o que menos dá trabalho para PAC-MAN, tanto que o seu criador Tori Iwatani o classificou como o fantasma “random” que significa aleatório, sem foco.

OUTROS APELIDOS

     Aosuke     

Blue guy

Stylist

Mucky

Bashful

Inky​

Kimagure é o mais complexo dos inimigos de PAC-MAN. Quando o seu amigo Oikake está próximo do PAC-MAN Kimagure corre para perto para ajudar na perseguição, mas se Oikake está longe ele entra em modo aleatório.

OUTROS APELIDOS

Pinky

Pink guy

Romp

Micky

Speedy

A única garota no grupo dos fantasmas. Ela tem uma queda pelo PAC-MAN que claro não é correspondida. É o segundo fantasmas mais perigoso do jogo, ela tem a mesma voracidade de Oikake para perseguir PAC-MAN.